Livro Básico DnD 5

09-08-2014 12:57
A atual detentora dos direitos do Dungeons & Dragons (D&D), a Wizard of the Coast – agora uma editora pertencente a Hasbro – divulgou em seu site oficial que o módulo básico da quinta edição do RPG mais popular do mundo, o Basic D&D, será gratuita.
 
Conforme o texto divulgado pelo líder da equipe de game design Mike Mearls, o Basic D&Dserá um e-book em PDF que deve cobrir todas as regras básicas do jogo. Ele equivale ao antigo D&D Rules Cyclopedia – que expandia as regras do D&D primeira edição –, só que será destinado aos primeiros 20 níveis das classes Clérigo, Guerreiro, Ladino e Mago que, segundo a equipe de produção, são as profissões essenciais para uma aventura fantástica. Entre as raças disponíveis no e-book estarão às quatro mais icônicas: Anão, Elfo, Halfling e Humano.
 
“O Basic D&D é um PDF gratuito. Qualquer um poderá baixá-lo a partir de nosso site. Queremos colocar o D&D em tantas mãos quanto possível, e um arquivo livre, digital é a melhor maneira de fazer isso”, declara Mike.
 
ll_20140527O artigo também explica que o Basic D&Ddeverá ter as informações essenciais para se jogar a quinta edição. Apenas no caso do jogador desejar mais opções de personagens, é que terá que adquirir o novoLivro do Jogador – que antes era item básico de todos os jogos. O mesmo vale para o Livro dos Monstros, que agora será necessário se o Mestre quiser expandir a quantidade de antagonistas que não estejam no PDF gratuito.
 
De modo semelhante, o Livro do Mestreagora deixará de ser básico para jogar-se D&D e passará a ter uso apenas se o Mestre quiser ler sobre novas dicas de aventuras (como combates no deserto ou terrenos hostis, por exemplo). Mas a compra desses três livros que não são mais “os três livros básicos de D&D”, como nas versões anteriores, não será mais obrigatória. Teoricamente, dá para jogar a vida inteira apenas o com e-book baixado de graça.
 
Aproveitando, a Wizard parece estar aprendendo com iniciativas brasileiras como o Mighty Blade do nosso amigo Coisinha Verde ou o Manual 3D&T Alpha do Marcelo Cassaro que já forneciam seus materiais básicos gratuitamente online. A editora também se comprometeu em continuar fornecendo demais materiais gratuitos no seu site oficial para manter o jogo em constante atualização.
 
A aventura-pronta Tyranny of Dragons já está sendo escrita para os jogadores fazerem suas primeira partidas. Essa aventura deve utilizar apenas regras encontradas no livro grátis. OBasic D&D estará disponível para download junto com lançamento do D&D Starter Set (que são o Livro do Jogador, do Mestre e dos Monstros) que está previsto para agosto de 2014, depois de mais de dois anos de desenvolvimento.
 
Artigo: http://www.dinamo.art.br/noticia/livro-basico-do-dd-5-0-sera-distribuido-de-graca-na-internet/