O que é RPG's

    RPG é um jogo de interpretação de personagens. Uma mistura de teatro improvisado e jogo, o RPG tradicionalmente é jogado em grupo de duas ou mais pessoas, onde uma pessoa assume o papel do mestre do jogo, criando o cenário, criando e interpretando os personagens coadjuvantes e as dificuldades e desafios de uma história, enquanto os demais assumem o papel de jogadores, criando e interpretando os personagens principais da história que será criada coletivamente.
    O objetivo principal é se divertir vivendo aventuras imaginárias criadas coletivamente. Os temas são tão variados quanto os tipos de histórias que existem. Existem RPGs de fantasia, ficção científica, históricos, horror, humor, romance, anime, etc. apenas limitado pela imaginação do mestre e dos jogadores!
    RPG é um jogo de criação coletiva de história, e assim, possui regras, o conjunto das regras é chamado de "sistema", que coordenam essa criação coletiva. Existem vários sistemas para RPG, cada um com suas peculiaridades, alguns específicos para temas e outros genéricos. Como exemplo temos o D&D, Old Dragon, +2D6, Storyteller e etc.
    A melhor maneira de aprender a jogar RPG é jogando com pessoas que já jogam RPG. Existem vários eventos de RPG por todo Brasil além de sites onde você pode jogar RPG via internet, e diversas comunidades e fóruns de RPG online onde você pode conhecer jogadores e mestres de RPG. Outra forma de aprender é arrumar uma aventura de RPG pronta ou criar a sua, aprender as regras da aventura, reunir um grupo de amigos e assumir o papel do mestre, muita gente começou assim. Neste site, a Drackorn vai ajudar você a jogar os principais sistemas de RPG. Selecione uma e vamos jogar!

- Texto adaptado do sistema +2D6. Por Newton Rocha, Tio Nitro -